O rádio é um meio de comunicação que a maioria da população tem acesso. Por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas. Exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas. Esse veículo de comunicação tem como característica seu apelo da fala direta com o público, o contato íntimo entre o ouvinte e o locutor.
O rádio de formato 24 horas só começou a ser efetivamente introduzido no panorama brasileiro com a descoberta do público jovem, no início dos anos 1970. Nos Estados Unidos, a associação das empresas de rádio já se dava conta do potencial econômico do público adolescente em finais dos anos 1940.
No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio. A primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919.
Vivemos hoje na pós-modernidade, ou seja, em uma era em que somos bombardeados pela informação. A tecnologia vai ganhando cada vez mais espaço. O rádio, assim como outros meios de comunicação, busca novas adaptações, como a produção de conteúdo on-line.
Com o crescente uso da internet no Brasil, cabe agora aos jornalistas, radialistas e técnicos responsáveis discutirem mais o modelo da rádio na internet, como novos modelos de interatividade, entretenimento e novas formas de linguagens digitais. A trajetória do rádio no Brasil é de extrema importância, pois foi ele que manteve informadas gerações que ainda não tinham acesso à televisão e até mesmo jornais impressos. O rádio deve, então, acompanhar os novos meios que temos hoje, sejam eles na internet ou até mesmo no celular, que possui diversas funções audiovisuais.
O rádio de formato 24 horas só começou a ser efetivamente introduzido no panorama brasileiro com a descoberta do público jovem, no início dos anos 1970. Nos Estados Unidos, a associação das empresas de rádio já se dava conta do potencial econômico do público adolescente em finais dos anos 1940.
No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio. A primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919.
Vivemos hoje na pós-modernidade, ou seja, em uma era em que somos bombardeados pela informação. A tecnologia vai ganhando cada vez mais espaço. O rádio, assim como outros meios de comunicação, busca novas adaptações, como a produção de conteúdo on-line.
Com o crescente uso da internet no Brasil, cabe agora aos jornalistas, radialistas e técnicos responsáveis discutirem mais o modelo da rádio na internet, como novos modelos de interatividade, entretenimento e novas formas de linguagens digitais. A trajetória do rádio no Brasil é de extrema importância, pois foi ele que manteve informadas gerações que ainda não tinham acesso à televisão e até mesmo jornais impressos. O rádio deve, então, acompanhar os novos meios que temos hoje, sejam eles na internet ou até mesmo no celular, que possui diversas funções audiovisuais.
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