quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Preparação para o programa de TV

Hoje a aula foi prática!
Conforme o que aconteceu com o programa de rádio. Em duplas, fomos com os iPads para o saguão da Famecos, gravar nossa primeira experiência como repórter. Para então na semana seguinte, nos apresentarmos em um programa de TV ao vivo, exibido on-line, pelo site: http://www.ustream.tv/channel/labjor-manh%C3%A3 

O UniAtualidades, começara ás 10 horas do dia 28 de novembro. 
No primeiro bloco, entrevista com a convidada, Clarissa Maldalozo, graduada em jornalismo pelo IPA e recentemente lançou um livro chamado "Quem é Valentina?" Esse é também o tema do debate, no segundo bloco por se tratar de um assunto que envolve bipolaridade. 

Em breve o vídeo do nosso programa.

Aqui esta o resultado do teste em frente as câmeras:
















Aline Bandeira.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Aula TV

"Tecnologia, pra quê?
Os dispositivos tecnológicos de comunicação e 
SEU IMPACTO no cotidiano". 
Esse foi o assunto tratado na aula de hoje. Começamos a falar sobre televisão. Que enfrenta um grande problema, pois há tantos outros meios de comunicações, via internet, mais avançados e que chama atenção principalmente dos jovens.




Mas mesmo com a popularização da internet, a televisão, revolucionou o mundo, marcou décadas e é o meio de comunicação com maior importância no mundo.


História e curiosidades sobre a televisão:

-Em 1927, na Inglaterra, no Japão e nos EUA, foram realizados os primeiros experimentos de transmissões de imagens e sons.
-A empresa AT&T foi uma das pioneiras na transmissão de imagens, em 1927, na cidade de Nova Iorque, nos EUA.
- A transmissão nos anos 20 eram de baixa resolução. Hoje as televisões tem aproximadamente 480 linhas, antes eram aproximadamente 60 linhas.
- A década de 1930 serviu para a divulgação da televisão, com a transmissão de notícias sobre a Segunda Guerra Mundial.
- Na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso á TV nos EUA, Europa e Ásia. E para os brasileiros, ela desembarcou aqui com a ajuda de Assis Chateaubriand.
- Somente nos anos 70 elas chegaram oficialmente á casa de alguns brasileiros. Com a transmissão ao vivo e a cores, de uma festa típica da cidade de Porto Alegre pela TV Difusora.
-Novos aparelhos foram surgindo e os modelos som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Logo em seguida foram lançadas as TVs de tela plana, plasma e LCD, nos anos 90.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Entrevista com Caio Túlio Costa

Entrevista interessante com Caio Túlio Costa. Jornalista, professor, doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, executivo na área de comunicação digital e Visiting Research Fellow na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York.
Respostas cheias de farpas, e de verdades também. 

Confira:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed771_o_jornal_impresso_nao_precisa_sobreviver

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Liberdade de imprensa ameaçada?!?

Por incrível que pareça, ainda existe falta de liberdade na imprensa. Segundo o ranking do Repórteres Sem Fronteiras, este é o mapa da atual situação dos jornalista mundo afora. 


Confira reportagem completa em:

sábado, 2 de novembro de 2013

O primeiro programa de rádio.

O resultado final não foi bem um programa de rádio. Por ser o primeiro, alguns erros aconteceram. Tá bom! Vários erros aconteceram. Uma se perdeu na hora de falar, outro falou muito rápido, mas um erro em comum foi a falta, ou a pouca quantidade de assunto. Tudo isso aconteceu não tanto pela falta de experiência, e mais pela falta de atenção e um planejamento feito em cima da hora. A falta de comunicação foi fator preponderante para o fracasso do nosso programa.
Suponho não ser o momento para apontar culpados, e sim aprendermos com os erros para não mais comete-los. Uma coisa ficou bem clara pra todos, em programa de rádio é melhor sobrar do que faltar.

William Mendes